Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Alunos produzem cartas para a atividade Cápsulas do Tempo

Turma 102 Adm posou para foto com sua caixa

 

Na manhã de sábado (27/04), os estudantes dos primeiros anos dos cursos técnicos Integrados ao Ensino Médio escreveram suas cartas para o futuro na atividade Cápsulas do Tempo. Realizada na disciplina de Filosofia, pela professora Andréia Meinerz, o trabalho destina-se a refletir e analisar a questão do tempo sob vários prismas, possibilitando a reflexão sobre o processo de amadurecimento e fomentando um espaço de memórias em tempos tão imediatistas, que valorizam o instantâneo e o descartável.

"Frente ao excesso de estímulos, é tanta novidade que não conseguimos produzir memórias significativas, que são aquelas que levamos conosco por toda a vida. Essa situação é tese do Sociólogo polonês Zygmunt Bauman, que define que vivemos em tempos líquidos - uma alusão às constantes mudanças das formas líquidas e, por consequência, falta de solidez" - explicou a professora.

Com papel, caneta, recortes, expectativas e muita criatividade, os alunos produziram suas cartas, que continham no interior dos envelopes o registro dos seus pensamentos e gostos atuais, bem como projeções para o futuro da sua vida pessoal e profissional. Também foram colocados nos envelopes uma produção feita em sala de aula com o tema "Quem sou eu".

As cartas foram guardadas em caixas, produzidas e decoradas pelos próprios estudantes com recortes de jornais e revistas. O envelope será aberto pelos estudantes somente daqui a quatro anos, quando concluírem o curso.

A atividade Cápsulas do Tempo nasceu do projeto de Extensão O tempo nosso de cada dia, realizado nos anos de 2011 e 2012. Saiba mais visitando o blog do projeto: www.temponossodecadadia.blogspot.com

 

Galeria

Alunos da turma 101 Info prepararam suas cartas Alunos da turma 101 Info prepararam suas cartas Alunos da turma 101 Info prepararam suas cartas Alunos da turma 101 Info prepararam suas cartas Professora Andréia explicou a atividade aos alunos Alunos da turma 101 Adm produziram suas cartas Alunos da turma 101 Adm produziram suas cartas Alunos da turma 101 Adm produziram suas cartas
Alunos da turma 101 Adm produziram suas cartas

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Osório

Rua Santos Dumont, 2127 | Bairro Albatroz | CEP: 95520-000 | Osório/RS

E-mail: comunicacao@osorio.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3601-3500 das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. Nos demais horários, o contato deve ser feito pelo telefone e e-mail dos setores.